Sites Grátis no Comunidades.net Criar uma Loja Virtual Grátis

Naturalissima Produtos Naturais



Total de visitas: 179199
Produtos Diet, Light e Sem Gluten , Vegetal

--------------------------------------------------------------------------------


 A Doença Celíaca de hoje Ainda pouco conhecida, seus sintomas podem se confundir com outros distúrbios. Trata-se da Doença Celíaca, ou seja : A Intolerância permanente ao glúten. A Doença Celíaca geralmente se manifesta na infância, entre o primeiro e terceiro ano de vida, podendo entretanto, surgir em qualquer idade, inclusive na adulta. O tratamento da doença consiste em uma dieta totalmente isenta de glúten. Os portadores da doença não podem ingerir alimentos como: pães, bolos, bolachas, macarrão, coxinhas, quibes, pizzas, cervejas, whisky, vodka,etc, quando estes alimentos possuírem o glúten em sua composição ou processo de fabricação. Devido a exclusão total de alguns alimentos ricos em carbohidratos e fibras, a dieta do Celíaco habitualmente é composta em sua maior parte de gorduras (margarina, manteigas, óleos, etc) e proteínas (carne em geral) e em menor parte de carboidratos (massas sem glúten, açúcares, etc). Todo Celíaco que não transgride a doença, tende a ter um aumento do peso corporal, e desta forma deve ter uma dieta equilibrada. Para tanto, deve diminuir a ingestão de proteínas, moderar o consumo de gorduras e aumentar o consumo de frutas, sucos naturais, verduras e legumes, tornando sua alimentação mais adequada e saudável.


 O que é o GLúTEN? é a principal proteína presente no Trigo, Aveia, Centeio, Cevada, e no Malte (sub-produto da cevada), cereais amplamente utilizados na composição de alimentos, medicamentos, bebidas industrializadas, assim como cosméticos e outros produtos não ingeríveis. Na verdade, o prejudicial e tóxico ao intestino do paciente intolerante ao glúten são "partes do glúten", que recebem nomes diferentes para cada cereal. Vejamos : No Trigo é a Gliadina, na Cevada é a Hordeína, na Aveia é a Avenina e no Centeio é a Secalina. O Malte, muito questionado, é um produto da fermentação da cevada, portanto apresenta também uma fração de glúten. Os produtos que contenham malte, xarope de malte ou extrato de malte não devem ser consumidos pelos Celíacos. O glúten não desaparece quando os alimentos são assados ou cozidos, e por isto uma dieta deve ser seguida à risca. O Glúten agride e danifica as vilosidades do intestino delgado e prejudica a absorção dos alimentos.


Quais os sintomas mais comuns? O quadro clínico da doença se manifesta com e sem sintomas. No primeiro caso, há duas formas:


 A CLÁSSICA é freqüente na faixa pediátrica, surgindo entre o primeiro e terceiro ano de vida, ao introduzirmos alimentação à base de papinha de pão, sopinhas de macarrão e bolachas, entre outros industrializados com cereais proibidos. Caracteriza-se pela diarréia crônica, desnutrição com déficit do crescimento, anemia ferropriva não curável, emagrecimento e falta de apetite, distensão abdominal (barriga inchada), vômitos, dor abdominal, osteoporose, esterilidade, abortos de repetição, glúteos atrofiados, pernas e braços finos, apatia, desnutrição aguda que podem levar o paciente à morte na falta de diagnóstico e tratamento.


 NãO CLÁSSICA Apresenta manifestações monossintomáticas, e as alterações gastrintestinais não chamam tanto a atenção. Pode ser por exemplo, anemia resistente a ferroterapia, irritabilidade, fadiga, baixo ganho de peso e estatura, prisão de ventre, constipação intestinal crônica, manchas e alteração do esmalte dental, esterilidade e osteoporose antes da menopausa


ASSINTOMATICA E se não houver sintomas? Há ainda, a doença na forma assintomática. São realizados nestes casos, exames (marcadores sorológicos) em familiares de primeiro grau do celíaco, que têm mais chances de apresentar a doença (10%). Se não tratada a doença, podem surgir complicações como o câncer do intestino, anemia, osteoporose, abortos de repetição e esterilidade.


 O QUE É A DOENÇA CELÍACA? é uma intolerância permanente ao Glúten que acomete indivíduos com predisposição genética. A Doença Celíaca geralmente se manifesta na infância, entre o primeiro e o terceiro ano de vida (Na introdução de alimentação à base de papinhas engrossadas com cereais proibidos, com bolachas, pão, sopinhas de macarrão...), podendo surgir em qualquer idade, inclusive no adulto.


 Diet ou light? Para você entender a diferença entre diet e light. Diet: alimentos ou bebidas com fins dietéticos específicos, com total restrição de um determinado componente como açúcares (para diabéticos) / gorduras/ sódio/ colesterol/ etc. Light: Alimentos ou bebidas que apresentam açúcares/ gorduras/ sódio/ colesterol/ etc em quantidades reduzidas. Troca de peso Durante as compras no supermercado, verifique o número de calorias dos produtos comuns e dos similares diet ou light. Substituir, muitas vezes, compensa.


 Alimentos Porção Calorias


Requeijão de copo comum 1 colher (chá) 28


Requeijão de copo light 1 colher (chá) 13


Margarina comum 1 colher (café) 38 Margarina light 1 colher (café) 18


Maionese comum 1 colher (sopa) 199 Maionese light 1 colher (sopa) 50 /b>


Iogurte de morango comum 1 pote 172 Iogurte de morango diet 1 pote


Queijo branco comum 1 fatia de 25g 61 Queijo branco light 1 fatia de 25g


Achocolatado comum 1 colher de sopa 49 Achocolatado diet 1 colher de sopa 41


Bala comum 1 unidade 13 Bala diet 1 unidade 4.1


Pão de glúten 1 fatia 74 Pão sem glúten 1 fatia 45


Gelatina comum 1 porção de 80 ml 59.2


Gelatina diet 1 porção de 80 ml 6 Pudim comum 1 porção de 80 ml 117.4


Pudim diet 1 porção de 80 ml 48.3


Nossos Produtos Diet: cocadas, paçocas, doce abobora, ameixa, babanitas, geleias doce de coco. Produtos Light: sobremesas trio, barra cereais, levitá, god soy, granolas, sucrilhos etc sem gluten cookies integrais, bananitas, good soy banana acaí quinua, palitos de fibras, salgadinho soja. Salsicha vegetal, bife vegetal, suco tomate.



 











 




PÃO DE MILHO INCREMENTADO
2 xíc de farinha de milho fina
1 xíc de polvilho doce
1 CS bem cheia de fermento químico em pó
1 cc de sal
1 tomate médio picado
1 CS rasa de cebola picada
1 CS de cheiro verde picado
1 CS rasa de pimentão picado
2 ovos
1/4 xíc de óleo
1/2 xíc de água
MODO DE PREPARAR:
Numa vasilha misture os 4 primeiros ingredientes e reserve.Em outra vasilha misture os outros ingredientes, bata bem com uma colher de pau, pressionando os pedaços de tomate para soltarem o suco.Adicione a mistura líquida à mistura de farinhas e bata com uma colher de pau.Asse em forno médio pré-aquecido até dourar bem.Desligue o forno e deixe o pão no forno por mais 5-10 minutos. Desenforme e corte depois de frio.

PÃO DE BATATA
(Receita do site da Doriana)
2 tabletes de fermento biológico (30 g)
1 CS de açúcar
1 caixa de creme de arroz (200 g)
2 batatas grandes cozidas e espremidas (cerca de 400 g)
4 CS de DORIANA CULINÁRIA (80 g)
1/2 xíc de leite morno (110 ml)
3 ovos inteiros
2 cc de sal (12 g)
1 caixa de fécula de batata (200 g)
2 CS de maisena
MODO DEPREPARAR:
Misture o fermento, o açúcar e metade do creme de arroz (100 g). Deixe descansar por 5 minutos.
À parte, bata em batedeira o purê de batatas, a DORIANA, o leite, os ovos e o sal, até misturar bem os ingredientes.
Retire da batedeira, adicione a mistura de fermento reservada, o restante do creme de arroz, a fécula de batata e misture bem até formar uma massa homogênea.
Unte uma fôrma de pão ou de bolo inglês grande com DORIANA e polvilhe o creme de arroz. Coloque a massa e deixe descansar em local protegido por 30 minutos.
Pincele com a maisena diluída em meia xícara (chá) de água fria (110 ml) e leve para assar em forno pré-aquecido à temperatura média (180 graus), por cerca de 40 minutos.

PÃOZINHO DE MANDIOCA
(receita do site da Doriana)
1 caixa de creme de arroz (200 g)
1/2 xíc de fécula de batata
1/2 xíc de polvilho doce
1 tablete de fermento biológico (15 g)
1 CS de açúcar
1/2 xíc de leite morno
1/2 kg de mandioca cozida e espremida
3 CS de DORIANA CULINÁRIA(60 g)
2 ovos
2 cc de sal
2 CS de maisena
MODO DE PREPARAR:
Misture em uma tigela o creme de arroz, a fécula de batata e o polvilho até que estejam bem ligados. Reserve.
À parte, junte o fermento, o açúcar e o leite e deixe descansar por 10 minutos.
Coloque em batedeira ou processador a mandioca espremida, a DORIANA, os ovos e o sal. Bata bem até ficar uma mistura cremosa e homogênea.
Junte o fermento reservado e a mistura de creme de arroz, fécula e polvilho. Misture a massa com as mãos. Cubra e deixe crescer por cerca de 2 horas.
Modele os pãezinhos e coloque-os em assadeira untada com DORIANA e polvilhada com creme de arroz. Deixe descansar por 30 minutos.
Pincele com a maisena dissolvida em meia xícara (chá) de água (110 ml) e leve ao forno preaquecido à temperatura média (180 graus) até assar e dourar a superfície, por cerca de 45 minutos.
Sirva a seguir.
Dicas:
Cubra cada pãozinho com sementes de gergelim antes de levar ao forno.

PÃO DE FÔRMA CROCANTE
2 xíc de creme de arroz
1 1/4 de xíc de polvillho doce
1 1/2 cc de sal
2/3 de xíc de leite em pó
1 1/2 cc de açúcar
1 1/4 de xíc de água morna
1 1/2 cc de fermento biológico instantâneo
1/2 cc de vinagre de maçã
4 claras de ovos ligeiramente batidas
MODO DE PREPARAR:
Misture as farinhas,o sal,o açúcar ,o fermento,o leite em pó e o fermento,misture bem.
Adicione a água morna,
o vinagre e as claras batidas.Bata bem com uma colherde pau.Coloque numa forma de pão untada com óleo.Cubra com um pano de prato e deixe descansar por uma hora.Pré-aqueça o forno em 180° e asse por cerca de 20 minutos ou até ficar
dourado.
DICA:De todos os pães que eu já fiz esse foi o que ficou melhor,dá para passar manteiga,fazer sanduíche aberto,que ele não quebra e o sabor é muito bom,a casca fica crocante.

PÃO DE CENOURA
2 1/2 xíc de creme de arroz
1 xíc de maisena ou fécula de batata ou uma mistura das duas.
1 cenoura média
2 claras de ovo
1 1/2 cc de e4 CS de óleo
1 cc de sal
1/2 CS de açúcar
1 cc de fermento biológico instantâneo
1 xíc de água
MODO DE PREPARAR:
Bata a cenoura com a água no liquidificador e reserve.
Numa vasilha coloque as farinhas, as claras, o óleo, o emustab derretido, o sal o açúcar, o fermento e misture bem com as mãos.Numa panela esquente o “suco de cenoura” até ficar morno, despeje sobre a mistura e bata bem com uma colher de pau.Coloque numa forma bem untada, cubra com um pano de prato e deixe descansar por cerca de uma hora. Asse em forno médio pré-aquecido por 15-20 minutos.

PÃO DE FÔRMA
1 1/2 xíc de creme de arroz
1/2 xíc de fécula de batata
1/2 xíc de polvilho doce
1/2 CS de açúcar
1 cc de sal
1 1/2 cc de emustab
2 claras de ovo
4 CS de óleo
1 cc de fermento biológico instantâneo(o de pacotinho)
1 1/4 de xíc de água morna
MODO DE PREPARAR:
Numa tigela coloque as farinhas, o sal, o açúcar, o emustab derretido, o óleo a as claras de ovo.Misture bem com as mãos, adicione o fermento e a água, misture bem com as mãos.Coloque numa fôrma para pão untada e cubra com um plástico e um pano de prato e coloque a fôrma sobre uma tigela com água quente, para o pão crescer mais rápido.Deixe crescer por cerca de 1 hora.Pré-aqueça o forno em temperatura média e asse até dourar.
DICAS: Fica uma delícia se você rechear o pão com presunto, queijo ou salsicha.Experimente também misturar 1 CS de queijo parmesão ralado e orégano ou outro condimento na massa do pão para ficar temperadinho.
VARIAÇÃO:Para obter um pão mais fofinho,substitua o polvilho por maizena,e diminua a água para 1 xic de água morna.

PÃO COM FARINHA CELIC
1 1/2 xic de farinha Celic
1/2 xic de maizena
1/2 CS de açúcar
1 cc de sal
1 cc de fermento biológico instantâneo (de pacotinho)
2 cc de emustab
3 CS de óleo
1 1/2 xic de água morna
1 clara de ovo ligeiramente batida
MODO DE PREPARAR:
Numa tigela coloque as farinhas,o sal,o açúcar,o fermento,o óleo e o emustab derretido e misture bem.Acrescente a água morna aos poucos e vá sovando a massa com as mãos,ela deve ficar mole.Acrescente a clara de ovo e bata bem com uma colher de pau. NÃO USE BATEDEIRA.
Unte generosamente uma forma para pão e despeje a massa.Cubra com um plástico e um guardanapo de pano e deixe crescer por cerca de 1 hora.Para crescer mais,coloque a forma sobre uma tigela com um pouco de água quente.Asse em forno médio pré-aquecido por cerca de 20 minutos.Fica branquinho e fofinho.
DICA:Para fazer pãezinhos de hot dog ou hambúrguer,encomende forminhas no tamanho desejado numa funilaria.

PÃO SEM GLÚTEN SALGADO
(Receita da culinarista Margarida Nunes Bento)
20g de fermento biológico
1 xíc de leite morno
1 CS de açúcar
1 cc de sal
1/2 xíc de óleo
300g de mandioquinha cozida
2 ovos inteiros
400g de fécula de batata
MODO DE PREPARAR:
Bater tudo na batedeira, colocar em forma de bolo inglês untada com óleo e deixar crescer por 40 minutos mais ou menos. Levar para assar em
forno médio (180º).
Rendimento: 2 pães



**********
PÃES
**********



PÃO DE MANTEIGA
2 xíc de creme de arroz
1/2 xíc de fécula de batata
1/2 xíc de polvilho doce
2/3 xíc de leite em pó
1 1/2 cc de sal
2 CS de açúcar
1 1/2 cc de fermento biológico instantâneo
1 1/3 xíc de água morna
4 CS rasas de manteiga
1 cc de vinagre de maçã
2 ovos inteiros + 2 claras
MODO DE PREPARAR:
Misture os ingredientes secos e reserve.Bata os ovos, misture a água, a manteiga (derretida), o vinagre e adicione aos ingredientes secos.Bata ligeiramente com uma colher de pau.Asse em forno médio pré-aquecido até dourar.